quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Brises e Vazados

BRISES

           O brise é um elemento arquitetônico localizado na fachada externa do edifício ou em áreas internas das edificações, o brise tem como função principal o controle da incidência de radiação solar. Ele é formado por lâminas, fixas ou móveis, dispostas horizontal ou verticalmente. Favorecendo o meio ambiente, a arquitetura  redescobriu que elementos construtivos como o brise, são grandes aliados em projetos onde os custos com iluminação e ventilação artificial precisam ser minimizadose podem ser compostos de materiais diversos, sendo comuns o betão, a madeira e o aluminio.

 Posição dos Brises

 Independente do elemento de fabricação, as aletas dos brises são posicionadas na horizontal ou na vertical. Os brises posicionados na horizontal são mais utilizados quando o sol permanece quase que todo o dia na parte superior do globo terrestre, com isso, por suas características a fachada norte brasileira geralmente é a mais indicada. Já nas fachadas leste e oeste brasileiras, por receberem respectivamente o sol da manhã (que vêm da parte inferior do globo) e o da tarde (que está se pondo e também está localizado na parte inferior do globo) os brises com aletas verticais são mais utilizados. Na fachada sul brasileira, por receber menor incidência solar, geralmente o brise é mais utilizado para seguir a arquitetura do edifício e não tanto por sua funcionalidade.
Os brises móveis são considerados os mais eficientes por possuírem mobilidade nas aletas, tendo em vista a variação solar durante todo o dia. Já os brises fixos, precisam ser projetados com mais atenção, pois sempre existe um ângulo de abertura entre aletas e que quanto maior, mais sujeito à exposição solar se encontra o edifício e que quanto menor, menos entrada de luz natural haverá na parte interna do prédio.




Colocação na Fachada

Quando o brise é posicionado no lado externo da fachada, a função de proteção é considerada a mais eficiente, pois qualquer que for o material impede a incidência dos raios solares antes da entrada dos mesmos no edifício. Já em questão de limpeza e conservação do material, o brise posicionado mais próximo da janela ou embutido na fachada se sobressai. Há também o posicionamento em formato de marquise na parte superior da janela, que aumenta a visibilidade de dentro para fora do prédio, porém protege menos o edifício da incidência solar durante todo o dia.

Tipos e Materiais


  • De madeira 

     

  • Aluminio


  •  Vidro

  • Concreto

     

     


BRISES DIVERTIDOS

 

 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário